Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria por invalidez

A aposentadoria é um direito muito importante do trabalhador brasileiro e a mesma se divide em algumas categorias para auxiliar corretamente cada pessoa. Uma dessas categorias é a aposentadoria por invalidez, que fica disponível para alguns servidores em situação especial. Para entender como esse benefício funciona, continue lendo e fique por dentro de tudo que você precisa saber:

O que é a aposentadoria por invalidez?

Quando o trabalhador brasileiro passa a exercer oficialmente um cargo em uma empresa, ou seja, passa a trabalhar por intermédio da carteira de trabalho assinada, o mesmo tem acesso aos direitos trabalhistas.

Um desses direitos é justamente a aposentadoria, que só fica disponível a partir de um determinado número de contribuições e de uma idade mínima que o contribuinte precisa atingir.

Entretanto, essas regras não são aplicáveis para a categoria de aposentadoria por invalidez, que trata-se de um a condição especial no benefício da aposentadoria.

O recurso pode ser solicitado quando o trabalhador fica permanentemente incapaz de exercer as suas funções na empresa, seja por intermédio de acidente ou doença.

Vale lembrar ainda, que o trabalhador que esteja incapaz de atuar só tem direito a aposentadoria por invalidez se não puder ser realocado em outros cargos.

Quem tem direito?

De acordo com a tabela INSS 2020tem direito ao benefício quem fica impossibilitado de ocontinuar a atrabalhar devido a uma casualidade por acidente ou uma doença sem cura.

Mas além disso, é preciso mencionar que o contribuinte precisa ter contribuído junto ao INSS por, pelo menos, 12 meses para pode realizar a solicitação.

Também é preciso comprovar o seu estado permanente através de laudos médicos emitidos por órgãos que estejam ligados ao INSS e a Previdência Social.

Se o trabalhador estiver dentro dos requisitos estabelecidos pelo INSS para receber a aposentadoria por invalidez, o mesmo pode solicitar o benefício.

Como solicitar?

Todo e qualquer serviço prestado pelo INSS precisa ser agendado através da plataforma digital do órgão. Portanto, o trabalhador precisa efetuar o agendamento INSS 2020.

Ao agendar a sua consulta do INSS, você terá de comparecer na unidade e na data escolhida portando os seus documentos oficias para que possa dar entrada no processo.

Só tem acesso a aposentadoria por invalidez quem é aprovado pela perícia médica do INSS, portanto, o contribuinte deverá aguardar a sua consulta

Se for aprovado pela perícia do INSS, o trabalhador receberá um laudo médico comprovando a sua invalidez permanente e irreversível e terá acesso a sua aposentadoria especial.